Entre os patrocinadores do Santos no Mundial de Clubes da Fifa, atualmente sendo realizado no Japão, há uma empresa que não ocupava o uniforme alvinegro no Brasil. Ao lado de Seara, Netshoes e CSU, que não terão marcas estampadas durante as partidas oficiais, e BMG, está o logotipo da Meltex, empresa voltada para licenciamentos.
Trata-se de um patrocínio pontual ao período em que o clube estiver na Ásia, isto é, até o fim deste ano. Não existem planos no momento para estender o aporte ao Santos para a próxima temporada, tampouco investir nessa modalidade de negócio em outros times brasileiros. O Japão é tido como uma “oportunidade imperdível”.
“É um momento de ápice, um momento único, que não poderia ser desperdiçado”, resume Samir Osman, diretor da Meltex. Um dos fatores que atraiu a empresa à camisa santista foi a atuação que ela possui na Ásia, onde está presente desde 1996, no princípio da história da companhia. “Temos uma cadeia muito ativa por lá”, diz.
O patrocínio ocasional sucede outro, feito em novembro deste ano, quando o Santos disputou a Copa Libertadores de futebol feminino. As meninas da equipe alvinegra jogaram a competição com a marca da Meltex na camisa. No Japão, a empresa ocupa uniformes de treino, jaleco de viagem e backdrops – fundo usado em entrevistas.
Em ambos os investimentos, segundo Osman, não há nenhuma relação com a futura rede de franquias do clube. O Santos está estudando a criação de lojas sob esse formato, algo já praticado por Corinthians, São Paulo e Vasco, e precisará de uma parceira para a operação. A Meltex, ao lado da SPR Franquias, atua nesse mercado.