A European Sponsorship Association (ESA) divulgou um relatório nesta segunda-feira (8) que mostra que o mercado de patrocínio esportivo está indo “de vento em popa” na Europa. De acordo com o estudo, os valores alcançaram o patamar dos € 20,07 bilhões em 2018, um crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior.
Segundo a ESA, os grandes “culpados” pelo número recorde foram os Jogos Olímpicos de Inverno, disputados em PyeongChang, e, principalmente, a Copa do Mundo, realizada na Rússia. O valor relativo a 2018 superou os dois últimos anos, que já tinham sido considerados recordistas no mercado europeu (€ 18,17 bilhões em 2016 e € 18,46 bilhões em 2017).
Vale ressaltar que o estudo engloba os valores de negócios exclusivos para mercados europeus individuais e ofertas de eventos pan-europeus, além da participação europeia de negócios para eventos globais. Se o setor não esportivo for incluído, o total do valor do mercado de patrocínio europeu cresceu para € 30,1 bilhões no ano passado.
Ainda de acordo com o relatório, os países em que o crescimento foi maior são Alemanha (€ 6,02 bilhões, aumento de 7,3%) e Reino Unido (€ 4,3 bilhões, aumento de 9,1%). Os números foram compilados em nome da ESA pela Nielsen Sports Market Intelligence.