Eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo nas duas últimas temporadas, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, também é o mais midiático da modalidade. Essa é a principal conclusão de um estudo feito pela Universidade de Navarra, da Espanha, que analisou o futebol europeu entre setembro de 2010 e janeiro deste ano.
O estudo considera aparições de personalidades e clubes em diferentes veículos de mídia e atribui uma pontuação para isso. Messi conseguiu 20,7 pontos entre setembro e janeiro, com aparições em veículos de mais de cem países.
O período analisado pela pesquisa coincide com a época em que Messi recebeu da Fifa o segundo título seguido de melhor jogador de futebol do planeta. A pontuação dele é 20 vezes superior à média dos atletas que disputam a Liga dos Campeões da Uefa.
Cristiano Ronaldo (16,1 pontos) e Wayne Rooney (15,4 pontos) completam o trio dos jogadores mais midiáticos do período. Entre os dez primeiros, a lista possui cinco atletas oriundos da Espanha (Xavi, Iniesta, Villa, Fàbregas e Torres).
O Barcelona ocupa o topo na categoria de clubes com 96,1 pontos, seguido por Real Madrid (90,1) e Manchester United (67,2). Entre os treinadores, a lista dos primeiros tem José Mourinho (Real Madrid, 51,5), Alex Ferguson (Manchester United, 37,2) e Guardiola (Barcelona, 22,3).
Os pesquisadores da Universidade de Navarra também analisaram o impacto econômico que representa para um clube ter em seu plantel jogadores campeões da Copa do Mundo de futebol
Os 13 jogadores vencedores da Copa que atuam no Barcelona e no Real Madrid experimentaram uma valorização de 50% mídia desde junho de 2010. Os outros tiveram queda de 4% desse valor.