A cada duas pessoas, uma já soube de alguma ação de marketing feita por patrocinadores da CBF ou da Fifa nesta Copa do Mundo. Mais precisamente, 48%. O dado consta em uma pesquisa feita pelo Ibope Inteligência e obtida com exclusividade pela Máquina do Esporte.
Foram avaliadas 38 iniciativas diferentes de 17 marcas, entre promoção, mobilização ou redes sociais. Entre essas empresas, a que teve o maior nível de recall chegou a 80% do público, enquanto a que teve o menor ficou em 24%. Os nomes das marcas não serão divulgados.
Lembrar, contudo, é diferente de interagir, e aí os índices caem consideravelmente. O instituto descobriu que somente 9% dos entrevistados tiveram alguma interação com essas ações. A marca com melhor aproveitamento falou com 23% deles, e a menor, 4%.
Outro ponto pesquisado foi o sentimento do público em relação à Copa associado a essas marcas. Entre abril e maio, seis empresas tiveram um aumento de pensamentos positivos, de até seis pontos percentuais, enquanto quatro sofreram aumento de associações negativas. Isso mostra que não adianta só patrocinar. Tem que ativar para ser bem visto.
O estudo do Ibope foi feito por meio da internet com um painel representativo dos internautas brasileiros, entre pessoas com mais de 16 anos pertencentes às classes A, B, C e D, em maio de 2014. Foram 1.300 entrevistas por rodada, divididas em dez regiões do Brasil.