Milésima vitória no tênis ativa patrocínios de Roger Federer

Roger Federer em campanha da Moët & Chandon

A milésima vitória da carreira deve render ainda mais em publicidade ao suíço Roger Federer. No domingo, o tenista alcançou a façanha ao derrotar Milos Raonic, por 2 sets a 1 (6/4, 6/7 e 6/4) na final do ATP de Brisbane, na Austrália.

Com a vitória, Federer atingiu o seleto grupo dos tenistas com mais de mil triunfos em jogos oficiais, assim como os ícones Ivan Lendl (1.071) e Jimmy Connors (1.253). O feito já trouxe a primeira obrigação comercial para o suíço, que será homenageado em evento da Moët & Chandon em Melbourne, na sexta-feira, pouco antes do início do Aberto da Austrália.

Federer, porém, não deve abusar muito do álcool às vésperas do primeiro Grand Slam do ano. Ele confessa que bebe apenas uma a duas taças de vinho ou champanhe, pois a bebida poderia trazer “dores musculares”. O atleta assinou com a empresa francesa em 2012 um contrato de cinco anos por US$ 30 milhões (R$ 80 milhões) para ser embaixador da marca.

Não é a única empresa a querer se vincular com a carreira vencedora do suíço, dono de 17 títulos em Grand Slams. Federer renovou, em dezembro, seu acordo comercial com a Mercedes-Benz, parceira do jogador desde 2012. Os termos financeiros do novo contrato não foram revelados, mas a contrapartida da empresa alemã foi um envolvimento maior nos projetos sociais desenvolvidos pelo tenista. No final do ano, o suíço também arregimentou novo patrocinador, a empresa de telefonia Sunrise. A companhia suíça anunciou o acordo com o tenista pouco depois da conquista do primeiro título do país na Copa Davis.

Federer liderou a lista dos atletas com mais ganhos em publicidade em 2013, com ganhos de mais de US$ 68 milhões (R$ 180 milhões). No ano passado, o suíço caiu para a sexta posição, o que não representa uma decadência, já que seus ganhos em patrocínio atingiram a marca de US$ 57,7 milhões ou R$ 153,4 milhões.

Além dessas empresas, o tenista é um dos principais garotos propaganda da Nike em nível mundial. Credit Suisse, Gillette, Jura, Lindt, Nationale Suisse, Rolex e Wilson também integram o portfólio de patrocinadores do tenista. 

Sair da versão mobile