O estádio do Mineirão tem tentado cada vez mais deixar de ser uma arena multiuso para se transformar num espaço de uso misto. Nos próximos meses, o estádio deverá inaugurar cursos de pós-graduação para serem ofertados dentro do espaço, ampliando o projeto que começou com o Minas em Cena Hall, área que abriga eventos sociais, corporativos e pequenos shows.
“Hoje somos uma grande arena multiuso, mas estamos também buscando negócios paralelos e perenes que ocupem os espaços do nosso estádio durante toda a semana. O primeiro negócio foi a abertura do Minas em Cena Hall, um espaço para eventos independente, com gestão própria, que atende ao mercado de eventos sociais e corporativos e shows para até 3.500 pessoas. Vamos lançar agora uma série de cursos de pós-graduação que utilizarão os espaços de forma rotineira durante todo o ano. Os cursos serão voltados para profissionais e estudantes que querem aprender na prática”, disse Samuel Lloyd, diretor comercial do Mineirão, à Máquina do Esporte.
O projeto é dar ainda mais uso para o estádio não depender unicamente da receita do futebol. Em 2018, o Mineirão chegou a abrigar quase um evento por dia, passando da marca de 250 eventos realizados ao longo de uma temporada. Com uma maior utilização do Minas em Cena Hall e o lançamento desses cursos, a tendência é de que o espaço passe a ter utilização praticamente diária o ano todo.
O objetivo dos gestores do Mineirão é fazer com que, já a partir do próximo ano, seja cada vez mais recorrente o uso do estádio não apenas para jogos e grandes shows, mas também para eventos de menor porte simultaneamente a eles.
Nesta semana esse conceito multiuso já será colocado à prova. Enquanto o Minas em Cena Hall abriga uma feira de calçados e acessórios, nesta quinta-feira o Mineirão recebe o primeiro jogo das quartas de final da Copa Continental do Brasil, entre Cruzeiro e Atlético-MG. O clássico já está com os ingressos esgotados.
Para conseguir realizar os eventos paralelos, o Mineirão terceirizou a gestão desses espaços. O Minas em Cena Hall, por exemplo, é gerenciado pelos empresários Edgar Bessa e William Leonel, que são proprietários da revista de colunismo social “Minas em Cena”, o que facilita a realização de eventos de pequeno porte.
O Mineirão é gerenciado a partir de uma Parceria Público-Privada. A Minas Arena foi a empresa responsável por executar a reforma do estádio para a Copa do Mundo e, atualmente, é quem gerencia o dia-a-dia do espaço.