Mineradora sofre investigação por aporte olímpico

Os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 ainda repercutem nos corredores da mineradora BHP Billiton. Patrocinadora do evento, a empresa está sendo investigada por irregularidades na associação.

A investigação está sendo tocada em conjunto pelo governo dos Estados Unidos e pela polícia federal da Austrália, país-sede da mineradora. Até o momento, não há detalhes sobre o tipo de irregularidade que a empresa teria cometido.

A cota de patrocínio da BHP Billiton aos Jogos Olímpicos de 2008 incluiu o fornecimento dos metais usados nas medalhas. A empresa foi uma das 12 marcas do programa TOP (“The olympic program”), criado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Em nota, a BHP disse que está colaborando com as autoridades e que tem um compromisso total com a integridade. A companhia já foi investigada anteriormente por suspeitas de corrupção.

Na investigação anterior, realizada em 2010, a BHP disse à comissão de valores dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) que havia descoberto violações das leis anticorrupção em alguns projetos antigos. Ainda não há informações se isso tem alguma relação com o novo processo.

Sair da versão mobile