O Ministério do Esporte contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para fazer dois levantamentos sobre a estrutura do futebol brasileiro. A entidade está conduzindo estudos sobre a situação financeira dos clubes e os estádios que eles usam na primeira e na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
A partir dos resultados dos levantamentos da FGV, que devem ser concluídos ainda neste mês, a pasta desenvolverá ações específicas para aprimorar a estrutura do futebol brasileiro. O perfil dessas medidas, contudo, só será definido depois de o Ministério analisar os resultados.
O estudo sobre finanças dos clubes é o trabalho que deve ser concluído antes. O Ministério do Esporte quer cruzar o atual cenário, a previsão de faturamento das equipes e a situação econômica do país para definir um plano de ação para essas instituições.
“A profissionalização é uma questão de gestão. O estudo nos mostrará quais são as boas práticas e como os clubes podem adotá-las. Não vamos mexer em leis, mas montar um projeto”, explicou Alcino Reis Rocha, assessor especial de futebol do Ministério do Esporte.
Quanto ao levantamento sobre os estádios, a ideia é medir o tamanho da carência dos aparatos esportivos no futebol brasileiro. A partir desse estudo, a primeira medida do Ministério será ver o que cada arena precisa para ter monitoramento e controle de acesso de torcedores.