O Ministério do Esporte lança nesta quinta-feira, em São Paulo, o Sistema Brasileiro de Classificação de Estádio (Sisbrace). A iniciativa tem o objetivo de propor a melhoria contínua do uso dos espaços esportivos em quesitos como segurança, conforto, acessibilidade e condições de higiene.
Nessa primeira etapa de trabalho, os técnicos fizeram vistoria e avaliaram 155 dos principais estádios brasileiros. O sistema classifica os equipamentos esportivos com bolas, podendo variar de 1 a 5, dependendo das condições de cada local. As arenas que oferecem serviço e conforto mais adequados aos torcedores, como as que foram reformadas ou erguidas para a última Copa do Mundo, recebem a pontuação máxima de 5 bolas. Estádios antigos e defasados tendem a ficar com pontuação mínima.
A iniciativa foi implementada pelo Ministério do Esporte em parceria com o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais da Universidade Federação do Rio de Janeiro (UFRJ).
O evento terá a presença do ministro do Esporte, George Hilton, do secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, além de atletas, representantes de clubes, Ministério Público, gestores de estádio, pesquisadores e coordenadores do projeto.