O Ministério do Turismo encaminhou proposta à CBF para a abertura, em parceria, de museus de futebol nos principais estádios brasileiros. A ideia foi trazida pelo ministro Marx Beltrão, que se reuniu nesta terça-feira (dia 24) com o presidente da confederação, Marco Polo del Nero.
Semana passada, o político visitou o estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, atração turística com maior faturamento da capital espanhola. Em 2016, o clube arrecadou € 16 milhões apenas com visitas ao acervo do time, dono de 11 títulos da Liga dos Campeões. O faturamento do museu da equipe é maior do que de os conhecidos Museu do Prado e Museu Reina Sofia.
“Estamos no pais do futebol. Por isso, nada mais justo que trabalhar os estádios turisticamente, atraindo visitantes do país e de todo o mundo para conhecer mais a fundo nosso futebol. Acredito que temos um potencial enorme a ser explorado nesse campo”, afirmou Beltrão, sugerindo o uso dos estádios da Copa de 2014 como palco de acervos e exposições.
A proposta do ministério é, em parceria com a CBF, governos estaduais e iniciativa privada, equipar as arenas com museus, restaurantes e lojas para servir os turistas. A ideia obteve o apoio de Del Nero, que sugeriu o Maracanã como local para iniciar a colaboração. “O Rio de Janeiro poderia servir como um projeto piloto, que depois seria replicado para outros Estados.”
O ministro também visitou o Museu da Seleção Brasileira, que fica na sede da CBF. “Estou impressionado com o que vi aqui. Esse museu não perde para nenhum do mundo, precisamos incluir esse espaço nos roteiros turísticos do Rio”, disse Beltrão.