A discussão não é nova, mas voltou a aparecer por causa de uma disputa entre ministérios da Irlanda. As pastas de esporte e saúde do país têm discutido a viabilidade de patrocínios esportivos oriundos da indústria de bebidas alcoólicas.
O que deu força ao debate é que o Ministério da Saúde cogita pedir a proibição de patrocínios de bebida alcoólica no esporte irlandês. A possibilidade irritou o Esporte, que não admite ficar sem a receita.
“Não há evidências de que banir a publicidade de bebidas alcoólicas no esporte seja eficiente para diminuir o consumo”, disse Leo Varadkar, ministro do Esporte do país europeu.
Varadkar também citou o exemplo da França, país em que há um veto vigente para publicidade de bebida alcoólica no esporte. Ainda assim, há estudos que mostram um crescimento no consumo desses produtos.
Segundo o jornal irlandês “Independent”, o tema já causa uma cisão entre ministros do país. Até o momento, porém, não existe nenhum projeto concreto para instituir o veto na região.