A Major League Baseball (MLB) quer desembarcar na Europa. Em um plano de expansão global nos moldes do que já fizeram a NFL e a NBA, a liga de beisebol dos EUA tem um projeto que pretende levar 13 jogos do torneio para fora do território norte-americano entre 2018 e 2021. Entre os lugares escolhidos estão Porto Rico, República Dominicana, México e Japão. O mercado mais desejado desde sempre, no entanto, é a Europa.
A ideia da MLB é ter dois de seus times mais emblemáticos em campo, o New York Yankees e o Boston Red Sox, para alcançar um mercado que pode render recompensas financeiras bem interessantes, além de alavancar o número de fãs europeus do esporte e ter a mídia especializada de mercados como Nova York e Boston interessada na partida. A questão, no entanto, não é tão simples assim. As informações são do The New York Post.
Em primeiro lugar, a questão é o estádio. A MLB queria mostrar seu esporte à Europa no tradicional Wembley, mas não há como configurar o campo para o beisebol. Dessa forma, a liga terá que se contentar com o Estádio Olímpico usado nos Jogos de 2012.
Em seguida, veio outro problema: o sonho era colocar as duas equipes mais tradicionais e arquirrivais da MLB para fazerem o jogo de abertura da temporada 2019. Só que, em abril, o clima de Londres não é nada favorável à prática do esporte. Assim, a ideia terá que ser jogada para o final de junho.
Por outro lado, a escolha por junho tem um lado positivo: a Premier League está de férias e não vai fazer nenhum tipo de concorrência com o beisebol norte-americano.
Um último problema é que ainda não há um promotor disposto a abraçar a ideia. E aí está mais um motivo para que a MLB sonhe com o duelo entre Yankees e Red Sox. A liga acredita que a rivalidade vai chamar atenção suficiente para que haja promotores fazendo fila para organizar o evento.
Vale lembrar que a MLB já teve partidas disputadas fora do EUA. E a ideia já é antiga, como sempre deixam claro vários donos de times da liga. Em 1996, há 22 anos, San Diego Padres e New York Mets fizeram uma série de três jogos em Monterrey, no México.
Depois disso, a MLB ainda teve mais um jogo no México, quatro em Porto Rico e outros oito em Tóquio, no Japão. Mais recentemente, em 2014, Los Angeles Dodgers e Arizona Diamondbacks disputaram duas partidas em Sydney, na Austrália.
No entanto, chegar à Europa sempre permaneceu como um obstáculo a ser superado. Resta saber se, de fato, isso vai acontecer em 2019.