MLS confirma Saint Louis como sede da 28ª franquia da liga

A Major League Soccer (MLS) confirmou, nesta terça-feira (20), que a cidade de Saint Louis será sede da 28ª franquia da liga a partir de 2022. A Máquina do Esporte havia antecipado a informação na semana passada. Liderado por membros da família Taylor, fundadores da empresa de aluguel de carros Enterprise, o grupo de proprietários da nova franquia será o primeiro da MLS a ser majoritariamente composto por mulheres.

Batizada como como MLS4TheLou, a campanha pela cidade do estado do Missouri entrar na liga americana de futebol foi liderada por Carolyn Kindle Betz, presidente da Enterprise Holdings Foundation, e pelo executivo-chefe da World Wide Technology, Jim Kavanaugh. O grupo de proprietários ainda tem outras seis mulheres da família Taylor.

Foto: Reprodução / Twitter (@TimbersFC)

“Nosso grupo de proprietários percorreu um longo caminho desde que anunciamos nossa oferta em outubro do ano passado. É uma sensação incrível poder dizer agora que Saint Louis abriga a primeira franquia oficial liderada por mulheres na MLS. Nossa equipe e estádio só aumentarão o renascimento de Saint Louis e nos proporcionarão uma grande oportunidade de reunir muitos segmentos diferentes da comunidade, unindo as pessoas em seu amor pelo jogo”, afirmou Carolyn Kindle Betz.

“É com grande orgulho que damos as boas-vindas a Saint Louis na Major League Soccer. É uma cidade com uma rica tradição de futebol e um mercado que consideramos desde o início da liga. Nossa liga se fortalece hoje com a adição de fãs de futebol dedicados da cidade e o comprometido e inovador grupo de proprietários locais liderado por Carolyn Kindle Betz, a família Taylor e Jim Kavanaugh”, disse Don Garber, comissário da MLS.

Foto: Reprodução / Twitter (@MLS)

Para a cidade, a entrada na MLS é uma espécie de compensação pela saída da NFL em 2016, quando o Saint Louis Rams se mudou para Los Angeles, no estado da California. A nova equipe se unirá ao Saint Louis Blues, da NHL, e ao Saint Louis Cardinals, da MLB.

De acordo com o novo grupo de proprietários, a taxa de expansão de US$ 200 milhões será paga para oficializar de vez a entrada na liga. A nova equipe mandará seus jogos em um novo estádio que será construído principalmente com financiamento privado na região centro-oeste da cidade e terá capacidade para 22.500 espectadores.

Com a confirmação, restam duas vagas para que a MLS chegue a 30 franquias, número que a liga tem como objetivo para os próximos anos. Ao que tudo indica, Sacramento é uma forte candidata. Ao mesmo tempo, David Tepper, proprietário do Carolina Panthers, da NFL, já revelou que vai lutar para levar uma franquia da MLS para a cidade de Charlotte.

A última temporada da liga de futebol dos EUA teve 24 equipes participantes. As franquias de Nashville e Miami (esta última batizada de Inter Miami e pertencente a David Beckham) deverão estrear já na próxima temporada, enquanto a 27ª, sediada em Austin, no Texas, entrará no campeonato em 2021.

Sair da versão mobile