A MLS, liga de futebol dos Estados Unidos, e a NBC, emissora do país, anunciaram um acordo de três anos de duração pelos direitos de transmissão do torneio. O acordo, fechado por US$ 30 milhões, começa a valer a partir de 2012.
Pelo contrato, a NBC fica com direito a quatro plataformas na MSL. A emissora americana poderá usar transmissão online, transmissão em seu canal fechado, transmissões regionais e uso de plataformas digitais. Estão incluídos no acordo 45 jogos da Liga e quatro jogos da seleção americana de futebol.
O acordo divide os jogos entre o canal aberto da NBC e o canal fechado, a NBC Sports Network. Por temporada, são duas partidas da temporada regular, dois jogos eliminatórios e duas partidas da seleção em canal aberto. O restante fica com o canal fechado.
Segundo declaração do presidente da NBC Sports Group, Mark Lazarus, participar do MLS é estar próximo do crescimento do futebol nos Estados Unidos. “MLS se encaixa perfeitamente no novo núcleo de esporte, e agora temos uma posição única para ajudar no desenvolvimento do futebol no país”, afirmou.
O novo contrato de televisão para a MLS reflete o crescimento, de fato, do futebol nos Estados Unidos. A média de público nos estádios e o interesse dos patrocinadores têm aumentado a cada temporada. Com a NBC, serão US$ 10 milhões por temporada. Antes, com a Fox, eram US$ 7,5 milhões.