O Mogi das Cruzes/Helbor será a primeira equipe do basquete brasileiro a levar a realidade virtual (VR, na sigla em inglês) para os torcedores. Em parceria com a produtora Panogramma, o time do interior paulista quer, além de inovar para sua torcida, expor de maneira natural e orgânica os atuais patrocinadores e também atrair novos anunciantes.
Na semana passada, a empresa esteve no ginásio Hugo Ramos, o Hugão, para captar imagens com três dos astros da equipe (Shamell, Deodato e Arthur Pecos), utilizando câmeras de realidade virtual. O projeto está em fase de desenvolvimento, mas ainda não há uma data de estreia.
Foto: Reprodução / Site (mogidascruzesbasquete.com.br)
“Trazer a realidade virtual para o esporte foi uma experiência mágica desde as Olimpíadas de 2016 no Rio, passando pelo futebol e pela Stock Car. Só que existe uma paixão que é intangível para mim e todos os membros da Panogramma: o basquetebol. Eu amo o basquete. Assim, poder usar essa ferramenta para aproximar as pessoas com essa máquina de empatia, criando uma instância inédita, que não é nem a TV nem o estádio, é maravilhoso. Quando você coloca os óculos, é transportado, fica imerso no jogo de basquete. É transformador e inovador. Sei que inovação é uma palavra desgastada, contudo é fato. Você só vê isso na NBA. O Mogi das Cruzes/Helbor será o primeiro no Brasil, talvez na América Latina, a adotar essa linguagem de mídia. Não será um artífice e sim uma linguagem presente, vigente como uma linguagem no dia a dia do clube”, explicou João Marcello Bôscoli, produtor musical e sócio da Panogramma.
“A realidade virtual é uma plataforma presente no mundo inteiro, e a gente quer trazer um conteúdo diferente para a nossa torcida. O pioneirismo de ser o primeiro clube de basquete no Brasil que vai implementar o VR já é um grande orgulho. Outro pilar é trazer novidade para os nossos patrocinadores e outras marcas que queiram estar no basquete de forma inovadora. Por isso, nós estamos trazendo a empresa do Bôscoli, simplesmente a melhor em VR do Brasil, para começar este projeto junto com a gente. A ideia é criar um núcleo para o torcedor experimentar a realidade aumentada, com um estande durante os jogos, com os óculos para o torcedor ter a experiência inicial de jogar com os jogadores”, afirmou Rodrigo Geammal, diretor de marketing do Mogi das Cruzes/Helbor.
Vale ressaltar ainda que o projeto conta com outro parceiro estratégico, o Torcedores.com, maior site independente de conteúdo esportivo do país.
Sediada no Brasil, Estados Unidos e Canadá, a Panogramma tem mais de 300 vídeos criados em realidade virtual, realidade aumentada e mixed reality, com mais de 20 milhões de visualizações. A empresa foi a primeira a criar um vídeo em VR para o Facebook dos EUA.