O investimento de empresas do segmento automotivo representa 800 milhões de euros anuais no esporte mundial. A conta foi feita pela consultoria Sport + Markt, que pesquisou aportes feitos por 20 montadoras nesse segmento.
A consultoria não considerou investimentos feitos pelas montadoras em automobilismo. Com isso, o futebol apareceu como a modalidade que mais recebe aporte de marcas desse segmento (32% do total).
A modalidade mais popular do planeta é seguida por basquete (7,4%), beisebol (8,3%) e golfe (7,7%). O somatório de outros esportes representa 25,8% dos 800 milhões de euros que as montadoras despejam no segmento.
Entre as empresas, a líder em investimento no esporte é a General Motors. A companhia é a parceira oficial para o segmento automotivo da liga profissional de futebol americano (NFL). Ainda de acordo com o estudo, o campeonato concentra 19% do total do que as montadoras colocam nessa área.
“Esse é um segmento que deve crescer muito nos próximos anos. Principalmente após a entrada das montadoras chinesas no mercado”, projetou Cesar Gualdani, sócio-diretor da Sport + Markt. A consultoria não divulgou dados sobre a metodologia do estudo.