Mudada, NBA tenta se reerguer pós-crise

A NBA, liga profissional de basquete dos Estados Unidos, inicia uma nova era nesta terça-feira, quando será dada a largada para temporada 2009/10. Antes citada como exemplo de instituição ?blindada? aos efeitos da crise mundial, a competição passou por uma série de mudanças nos últimos doze meses para se adequar a uma nova realidade financeira. No ano passado, a liga chegou a pedir um empréstimo de US$ 175 milhões para distribuir o dinheiro entre as equipes que precisavam de liquidez. No total, 11 franquias solicitaram a verba extra, cedida por JP Morgan Chase e o Bank of América. Além disso, 80 funcionários foram demitidos. A primeira medida tomada para driblar a instabilidade do mercado foi a retomada das negociações com fabricantes de bebidas alcoólicas, vetadas por mais de 17 anos nas quadras de basquete norte-americanas. A primeira franquia a aderir à abertura do mercado foi o Miami Heat, que ampliou seu contrato de patrocínio com a Bacardi para a arena. Em seguida, vieram a redução no valor dos ingressos em quase 5% e a baixa no teto salarial de 58,8 milhões de euros para 57,7 mi de euros. Segundo a nova regra, todas as equipes que gastarem mais que os US$ 69,92 milhões vão ter de pagar um dólar extra a cada dólar que supere a cifra oficial estabelecida pela NBA. O ato mais traumático, no entanto, não chegou a ser concretizado, mas abriu as discussões sobre um dos maiores tabus da NBA: o patrocínio na camisa. O movimento iniciado pelo Phoenix Mercury, franquia da WNBA que aderiu a esse tipo de publicidade em função da crise, reavivou a possibilidade de exposição das marcas nos uniformes. A proximidade do fim da recessão, porém, esfriou as conversas nesse sentido. O lado positivo do mau momento econômico é a melhora significativa nos índices de audiência dos jogos na televisão do país. Sem dinheiro para assistir às partidas in loco, os torcedores migraram para o sofá. Os playoffs da última edição do torneio bateram recordes consecutivos, aumentando em quase 10% o número de telespectadores à frente de ESPN, ABC e TNT, responsáveis pelas transmissões. Quatro jogos abrirão a temporada nesta noite: Cleveland Cavaliers x Boston Celtics, Dallas Mavericks x Washington Wizards, Portland Trail Blazers x Houston Rockets, e Los Angeles Lakers x LA Clippers. Os brasileiros poderão acompanhar os jogos através da ESPN, e também pela internet. Os pacotes virtuais estão à venda no site oficial da liga (www.nba.com) por R$ 22 mensais.

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