Muhammad Ali transcendeu carreira esportiva no mundo do marketing

No mundo do marketing esportivo, Muhammadi Ali, que morreu na madrugada deste sábado (dia 4), ainda figurava como um ícone importante, quase 40 anos depois de pendurar as luvas.

Em fevereiro de 2015, a Under Armour anunciou a contratação do ex-pugilista, que fazia raras aparições públicas, como um dos embaixadores, juntando-se a estrelas do esporte atual, como Stephen Curry e Tom Brady.

“Ali é uma das figuras mais reconhecidas e celebradas de todos os tempos”, justificou a marca, ao anunciar seu novo contratado.

Anteriormente, Ali manteve contrato com a Adidas, que chegou a lançar sapatilhas e linha de roupas com a marca do pugilista nos anos 2000, mas pouco trabalhou sua marca nos anos seguintes. Assim, o contrato não foi renovado com a Authentic Brands Group, que detém os direitos comerciais de Ali.

Em pouco mais de um ano, a Under Armour lançou campanha, em novembro, mostrando um Muhammad Ali mais jovem e esbelto, diferente do lutador aposentado, que sofria das complicações do mal de Parkinson e fazia raras aparições públicas nos últimos tempos.

“Buscamos pensar como seria o treino de Ali hoje em dia? O que a Under Armour teria proporcionado de melhor a ele?”, contou Glenn Silbert, vice-presidente sênior da marca de Baltimore, na época do lançamento da campanha.

O vídeo da campanha mostra o legado de Ali: que continuava inspirando novas gerações de esportistas.

 

 

O pontapé inicial da campanha foi dado na semana do 40º aniversário da “Thrilla in Manila”, terceira luta de Ali com Joe Frazier, em que o pugilista, vitorioso no 14º assalto, confessou: “Foi o mais próximo que cheguei da morte.” Na ocasião, a empresa lançou uma linha em homenagem ao lutador, com camisa, shorts, legging e agasalho.

Na ocasião, a intenção da marca era voltar a utilizar a imagem de Ali com a aproximação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. “No ano que vem, vamos abordar o tempo de Deer Lake. Quanto ele estava treinando para os Jogos Olímpicos”, contou Silbert, na época.

Ali conquistou o ouro na categoria meio-pesado na Olimpíada de Roma, em 1960.  

Para as novas gerações, a imagem do ex-pugilista talvez tenha sido filtrada no filme “Ali”, estrelado por Will Smith, que mostra o período de treinamento para a luta contra Sonny Liston, em 1965, quando o lutador conquistou pela primeira vez o cinturão mundial dos pesados. 

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