Mundial vira plataforma para Toyota engajar concessionários

Em meio à invasão corintiana no Japão, a fabricante de automóveis Toyota tem usado o Mundial de Clubes da Fifa para campanhas de incentivo internas no Brasil. Nesta quarta-feira, uma comitiva de 30 convidados da empresa desembarcou em Nagoya para acompanhar a semana decisiva do torneio internacional.

O grupo é formado por gerente de vendas de concessionárias que se destacaram durante o ano e que ganharam, como presente, a viagem para o Japão. A fórmula é usada pela montadora japonesa já há alguns anos, uma vez que a empresa é a principal patrocinadora do Mundial.

Realizada pelo departamento de vendas da montadora, a viagem é uma das formas de a Toyota explorar o patrocínio à Fifa, existente desde 2005, quando o Mundial de Clubes foi chancelado pela Fifa e realizado anualmente.

Até 2004, a Toyota promovia um jogo, sempre no Japão, entre o campeão da Copa Libertadores da América e o da Liga dos Campeões da Europa. O vencedor era considerado o campeão do Mundial Interclubes.

Em 2005, a Fifa ampliou a competição para oito clubes de diferentes continentes, mas manteve a Toyota como patrocinadora principal do evento. A força da montadora é tão grande que algumas partidas são realizadas na cidade que leva o nome da empresa.

* O repórter viaja a convite da Toyota

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