A Visa, patrocinadora da Fifa, lançou mais um relatório sobre os gastos com cartões da bandeira em cidades que recebem a Copa do Mundo. Dessa vez, impressionam os números de crescimento em municípios no nordeste, com grande potencial turístico. Os dados foram recolhidos entre 12 e 26 de junho.
Natal, com suas praias e dunas, chegou a ter um crescimento de 851% nos gastos com cartão, comparado com o mesmo período de 2013. Outra cidade com potencial turístico, Cuiabá, teve aumento de 963% com turistas que assistiram à Copa do Mundo e puderam visitar o Pantanal.
No geral, o crescimento é significativo, mas ficam bem abaixo dessas cidades. O aumento do uso do cartão foi de 152% em relação ao mesmo período do ano passado. Comparado aos primeiros dias de Copa das Confederações, a porcentagem é de 141%, mostrando o quando que o Mundial atrai mais turistas estrangeiros.
Entre os turistas, os americanos continuam na frente em gastos. Foram US$ 48,3 milhões em transações feitas por visitantes dos Estados Unidos. Em segundo lugar, os britânicos gastaram US$ 16 milhões. França, México e Argentina completam a lista dos cinco primeiros.