Nascar celebra audiência da Truck Series nos EUA

A temporada 2012 tem sido extremamente positiva para a Truck Series, divisão da Nascar. Com quatro provas disputadas até o momento, a categoria tem alta de 4% em comparação com o desempenho televisivo do ano passado.

O desempenho foi registrado por um levantamento da agência norte-americana Joyce Julius & Associates, feito a pedido da equipe Turner Motorsports. O time conta com os pilotos brasileiros Miguel Paludo e Nelsinho Piquet.

Segundo o levantamento, que foi obtido com exclusividade pela Máquina do Esporte, a Nascar tem registrado elevação ainda mais contundente em algumas faixas etárias. Entre homens de 18 a 34 anos, por exemplo, a temporada 2012 aumentou audiência em 73% na comparação com a edição anterior.

A Truck Series também subiu entre crianças de dois a 17 anos. Nesse grupo, a audiência aumentou 11%.

Os números também são positivos em comparação com outras categorias. A prova de abertura da temporada da Truck Series registrou no canal Speed mais do que o triplo de audiência do que o Grande Prêmio de Fórmula 1 Bahrein. E segunda corrida do ano obteve mais do que o dobro de telespectadores do que a Indy na NBCSN.

“Dentro do cenário de exposição, se você considerar todos os esportes profissionais, a NFL é a líder de audiência e a Nascar aparece em segundo. Aí vêm basquete e beisebol praticamente empatados, com ligeira vantagem para o beisebol. Em quinto lugar aparece a Nascar de novo”, relatou Fernando Paiva, representante da categoria no Brasil, em uma entrevista à Máquina do Esporte realizada em novembro de 2010.

O que torna ainda mais expressivo o desempenho da Truck Series, que não é a principal divisão da Nascar, é a comparação com outras modalidades. A primeira rodada das semifinais de conferências da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA), por exemplo, perdeu audiência em comparação com a temporada anterior.

O canal ABC exibiu no último domingo a primeira partida entre Indiana Pacers e Miami Heat, confronto que define um finalista na Conferência Leste. O jogo teve 26% menos audiência do que o primeiro embate entre Boston Celtics e o mesmo Miami Heat, semifinalistas do ano passado.

Sair da versão mobile