A Nascar, principal categoria de automobilismo dos Estados Unidos, promoveu uma mudança radical nas operações de mídia. E o primeiro passo disso foi uma campanha em conjunto com o Twitter, que marcou o debute do serviço de microblogs em anúncios televisivos.
O objetivo do reposicionamento da Nascar é aumentar a projeção internacional da categoria. Steve Herbst foi o escolhido para liderar o que era anteriormente conhecido como Nascar Media Group Productions, como vice-presidente de programação e produção. Essa unidade foi rebatizada como Nascar Productions, e será alinhada ao envolvimento da categoria com os fãs e outros departamentos de desenvolvimento.
Como uma das primeiras medidas, a empresa já anunciou uma parceria com a rede social Twitter, que promete criar uma diferente experiência aos fãs durante ao evento ao vivo. O novo serviço mostrará fotos dos bastidores do evento, divulgará os melhores tweets, entre outras novidades. Embora atualmente instalada e funcionando, a página twitter.com/#nascar será mais ativa nos finais de semana dos eventos.
A campanha conta com diversos comerciais televisivos de 15 segundos. O Twitter nunca havia feito ações nessa mídia.
“Estamos satisfeitos por poder fazer parceria com o Twitter e trazer uma grande experiência para os nossos fãs. Essa é uma grande extensão de nossa estratégia de inovação no espaço digital para melhorar a experiência dos fãs com o nosso esporte”, disse Marc Jenkins, vice-presidente de mídia digital da categoria.
As novidades surgiram logo após o anúncio da extensão da longa parceria digital da Nascar com a Turner Sports. O novo acordo tem duração até 2016, e a Turner Sports vai continuar a supervisionar as vendas de publicidade e patrocínios em plataformas digitais.