O Náutico reformulou o programa de sócio-torcedores e, com descontos agressivos, pretende captar ao menos dez mil sócios em curto prazo. Para atrair filiados jovens, entre 18 e 26 anos, por exemplo, criou a modalidade “Vermelho de Luta”. Com ela, o filiado ganha ingressos para todos os jogos e benefícios como 33% de desconto na mensalidade da Estácio FIR, faculdade de Recife.
A categoria foi criada após o clube pernambucano acompanhar, por meio da rede social Orkut, no “mbito dedicado ao time, críticas e sugestões dos fãs. “Nossa comunidade tem cerca de 60 mil participantes e eles viviam pedindo para baixar os preços”, explica o vice-presidente de comunicação e marketing, Roberto Varela, à Máquina do Esporte.
Os interessados em se associar por meio da Vermelho de Luta terão área exclusiva no estádio, descontos nas escolinhas para sócios, participação em promoções, sorteios e eventos do Náutico e uso da sede social – composta por parque aquático, salão de jogos, cafeteria, quadras, entre outros. A desvantagem, irrelevante para o público jovem, é não poder ter dependentes.
Para outras faixas etárias, ainda há as categorias Sócio Família e Sócio Torcedor. O custo anual de ambas, à vista, é de R$ 699 e R$ 269, respectivamente, com possibilidade de parcelar em cinco ou dez vezes. A Vermelho de Luta custa R$ 489. Caso o torcedor não queira o plano anual, pode optar pelo semestral, com outros valores – todos reajustados em relação aos anteriores.
Esse modelo, anual e semestral, foi adotado com o propósito de “mudar a cultura” da torcida pernambucana. “Mesmo que não consigamos os melhores resultados nesse ano ou no próximo, iremos criar fidelização independentemente dos resultados [da equipe]”, explica Varela. A exemplo do que faz o Internacional, o Náutico irá arriscar vender menos ingressos para ter renda mensal estável.
“Todo mundo fala em planejamento no futebol, mas ninguém consegue fazer um planejamento como se faz em empresas, com plano de receitas, e não só expectativa”, acrescenta o vice-presidente. Com associados e parcelas fixas, o clube pernambucano pretende evitar que a renda esteja diretamente relacionada aos resultados no futebol. “Esse é o grande diferencial”, completa.
A nova estratégia surge para corrigir déficit de retenção de associados e será divulgada, a princípio, na camisa do Náutico na próxima partida. Com base nos benefícios aos torcedores, imediatos ou em curto prazo, como troca de pontos por produtos, o vice-presidente brinca que até fãs do Sport irão se filiar. “Se não conseguirmos os dez mil sócios, peço demissão”, finaliza.