Entre clubes nordestinos, por razão desconhecida, programas de sócios-torcedores não costumam atingir as metas previstas e, em pouco tempo, perdem força. Para superar esse cenário e finalmente construir rentável base de filiados, o Náutico decidiu apostar todas as fichas em novo modelo de adesão.
A missão é comandada pela diretoria de relacionamentos, fundada recentemente para lidar com temas ligados ao torcedor do clube alvirrubro. À frente dela, estão Fábio Malessa e Toninho Feitosa, responsáveis, entre outras atividades, por traçar o novo programa de sócios do time pernambucano.
A principal mudança em relação ao que vinha sendo adotado será a inclusão de ingressos gratuitos aos filiados, de maneira que possam entrar e sair do estádio apenas com a carteirinha de sócio. “Seremos os únicos no Nordeste a oferecer esse benefício”, afirma Malessa à Máquina do Esporte.
Para fazer o novo esquema funcionar, questões técnicas ainda estão sendo resolvidas internamente. Dois sistemas, antigo e atual, serão fundidos e remodelados para integrar os meios de comunicação internos do Náutico. Um call center, a ser instalado em breve, também estará interligado.
Atualmente, o clube conta com 15 mil cadastros de torcedores, mas grande parte deles estão desatualizados e apenas três mil sócios estão adimplentes. “Nós estamos arrumando a casa, e pretendemos agregar valor ao torcedor”, explica o diretor. “Agora, teremos clube de vantagens e ingresso gratuito”.