Após anunciar a permissão de patrocinadores nos uniformes, liga norte-americana de basquete (NBA) vai permitir publicidade na quadra pela primeira vez na próxima temporada. Com receio de uma grande rejeição dos fãs, inicialmente somente dois espaços fora das quatro linhas estarão liberados.
As equipes poderão colocar o logotipo de alguma empresa no chão, em frente aos bancos de reserva e também no topo da tabela (que geralmente aparece por causa da micro-c”mera ali instalada).
Será a segunda mudança que a NBA faz nas regras de patrocínio, já que recentemente foi aprovado também a venda de espaços no uniforme do jogo dos times. Por ser ainda mais polêmica, esta ideia ainda não tem data para começar.
Chris Granger, vice-presidente executivo de operações comerciais e de marketing da NBA, disse que espera que os valores de publicidade de quadra sejam mais caros que os de camisa, pois, segundo ele, terão mais exposição na TV.
Ainda não existem valores definidos para esta nova forma de receita e cada time poderá fazer a sua venda de acordo com a procura do mercado. Mas existe uma regra que as marcas só poderão aparecer em jogos com transmissões locais, ou seja, para as partidas mais importantes com sinal para todo o país, a negociação será diferenciada, regulamentada pela NBA.