NBA anuncia oficialmente o fim do locaute

Após mais de cinco meses, a paralisação da liga profissional de basquete dos Estados Unidos (NBA) acabou oficialmente nesta sexta-feira. Proprietários de equipes e representantes dos jogadores chegaram um acordo para o contrato base de trabalho para o certame, e a próxima temporada terá início no dia 25 de dezembro.

Ao contrário das 82 partidas de uma temporada tradicional, a próxima edição da NBA terá apenas 66 rodadas antes dos playoffs. Os treinos e negociações serão retomados no dia 9 de dezembro.

O principal assunto na discussão entre atletas e a liga era a divisão de receitas. Os atletas ficarão com 51,15% do faturamento da temporada 2011/2012, e a fatia oscilará de 49% a 51% nos anos seguintes, dependendo do resultado comercial da NBA.

O contrato de trabalho anterior destinava 57% das receitas aos atletas. Os donos das franquias pleiteavam uma redução nesse montante, mas os jogadores exigiam ao menos 52% do bolo.

A situação levou as duas partes a um longo litígio, que chegou a ameaçar a realização da temporada. Os jogadores até desfizeram o sindicato para acionar individualmente a NBA.

Em novembro, contudo, houve grande avanço nas negociações. Sobretudo porque as duas partes atingiram um acordo quanto a limites salariais, questão nevrálgica no debate.

Sair da versão mobile