O primeiro evento da NBA em território africano já tem patrocinadores definidos. A liga de basquete norte-americano anunciou nesta quinta-feira (2) o apoio de Ford, Nike, South African Airways ao evento marcado para o dia 1 de agosto no Ellis Park Arena de Johanneburgo, na África do Sul. A partida terá cobertura da rede SuperSport na TV e da emissora de rádio 947. Os detalhes econômicos dos acordos não foram divulgados.
O jogo não será disputado entre franquias da NBA. As equipes serão divididas em África, liderada por Luol Deng, do Miami Heat, e Mundo, capitaneada por Chris Paul, do Los Angeles Clippers.
“Este é um momento histórico para a NBA e o basquete na África. Estamos muito felizes por trabalhar com esses parceiros comerciais e transformar esse jogo em realidade. O encontro terá um impacto nos jovens de todo o continente, já que vamos trazer alguns dos atletas mais reconhecidos do mundo à cidade mais povoada da África do Sul”, disse Amadou Gallo Fall, vice-presdiente da NBA na África.
O evento é o resultado do projeto que a NBA colocou em andamento ainda em 2010 para potencializar o basquete na África. Desde então, mais de mil jovens de 32 países do continente foram envolvidos na modalidade. Em toda a história, 35 jogadores africanos jogaram a principal liga de basquete do mundo.