A NBA chegou ao Oriente Médio. A principal liga de basquete do mundo acaba de inaugurar sua primeira loja na região. O local escolhido foi um centro comercial de Doha, capital do Qatar, e a novidade contou com a presença do ex-jogador Richard “Rip” Hamilton, campeão da NBA pelo Detroit Pistons na temporada 2003/2004.
A loja possui 162 metros quadrados e terá produtos de marcas como Adidas, Mitchell & Ness, New Era, Spalding e Under Armour. O principal foco, entretanto, será na Nike e em sua subsidiária Air Jordan, já que desde o início da atual temporada é a marca norte-americana de Beaverton que patrocina os uniformes da NBA.
O estabelecimento será gerenciado por uma empresa local, a Al Mana Fashion Group, que tem um braço apenas para o setor de esportes no país. E a empresa quer inovar. Para isso, terá também um espaço dedicado a atividades diferentes dentro da loja, entre elas um videogame em que o cliente poderá jogar o NBA 2K18, por exemplo.
“Com o apoio da NBA, trouxemos esse conceito de loja ao Oriente Médio. O estabelecimento possui uma grande variedade de produtos e merchandising, e também oferece aos fãs uma boa experiência”, afirmou Tom Foley, diretor geral da divisão de esportes da Al Mana.
“Nossa primeira loja na região atenderá à crescente demanda que os fãs do Qatar têm por produtos autênticos da NBA. Estamos entusiasmados em nos associar com o Al Mana Fashion Group para trazer as últimas novidades em mercadorias da NBA aos fãs da região para ajudá-los a celebrar sua paixão pela NBA”, resumiu Vandana Balachandar, vice-presidente global de merchandising da NBA.
A ideia de abrir uma loja no Oriente Médio já é antiga por parte dos mandatários da NBA. Em meados de 2016, o assunto já era abordado pela imprensa. Oficialmente, no entanto, o objetivo tornou-se realidade apenas agora, cerca de um ano e meio depois.
De acordo com a imprensa norte-americana, a NBA já está de olho em outros mercados da região e deve abrir novas lojas em breve em países como Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Arábia Saudita.