A NBA anunciou a renovação de sua parceria com a Ticketmaster, empresa responsável pela criação, distribuição e vendas de ingressos do principal campeonato de basquete do mundo. A parceria teve início em 2012, e os termos do novo acordo são praticamente os mesmos, incluindo a WNBA e a NBA G League. A exceção é o tempo de contrato, que agora será de dois anos.
“Estamos satisfeitos em estender nossa parceria com a Ticketmaster, que vai nos ajudar a continuar oferecendo a experiência de emissão de bilhetes mais amigável, além de oferecer aos nossos fãs um lugar confiável e conveniente para comprar e vender ingressos”, afirmou Amy Brooks, diretora de inovação da NBA e presidente da divisão de marketing de equipe e operações, em um comunicado oficial.
Pelo acordo, a NBA vai continuar a usar as estatísticas obtidas pela Ticketmaster no NBAtickets.com para monitorar e analisar as atividades, em especial o comportamento de compra, dos consumidores da liga. Os dados servem para a NBA repensar e fortalecer, sempre que necessário, seus esforços relativos a marketing digital.
Sediada em West Hollywood, na Califórnia, a Ticketmaster também atua como provedora de ingressos de 25 das 30 equipes da NBA, sem contar, é claro, uma série de estádios, ginásios, teatros e cinemas, já que a empresa lida essencialmente com esporte e entretenimento.
As únicas exceções entre as franquias da NBA são Cleveland Cavaliers, Denver Nuggets, Houston Rockets e Minnesota Timberwolves, que possuem parcerias separadas com a plataforma AXS, da AEG, além do Philadelphia 76ers, que tem um acordo com o StubHub, de propriedade da eBay. Uma curiosidade é que, neste primeiro ano de autorização de patrocínios na NBA, o StubHub foi o primeiro a fechar um aporte, justamente com o 76ers.
“Mais do que qualquer outra coisa, os fãs de basquete se preocupam com o que acontece na quadra, e esta parceria oferece uma experiência de emissão de bilhetes que é fácil e conveniente, permitindo que eles se concentrem no próprio jogo. Estamos orgulhosos de continuar fornecendo a melhor plataforma de software para impulsionar o mercado de ingressos da NBA, além de oferecer aos clubes insights e tecnologia que lhes permitam atender melhor seus fãs”, declarou Greg Economou, diretor comercial e chefe de esportes da Ticketmaster para a América do Norte.
Este é o segundo negócio fechado pela Ticketmaster com as principais ligas de esportes dos EUA em alguns meses. Em outubro, a empresa assinou um novo acordo de cinco anos com a NFL, pelo qual vai prestar serviços de emissão de ingressos para as 32 franquias da liga.
Como parte do novo acordo, que valerá a partir da temporada 2018/2019, a plataforma de vendas e distribuição de ingressos proporcionará à NFL a “arquitetura aberta”, primeiro sistema de emissão de bilhetes totalmente digital no esporte, que concede aos fãs acesso a ingressos em outras plataformas, inclusive o StubHub, parceiro secundário de venda de bilhetes da liga de futebol americano.