A NBA oficializou a exibição de patrocinadores nas camisas dos times. O assunto já rondava os bastidores do basquete americano há algumas temporadas e, nesta sexta-feira, o Conselho de Proprietários da Liga oficializou a questão.
A partir da temporada 2017/2018, os times estão liberados para expor marcas nas camisas, em uma experiência que terá três anos de duração. Cada uma das franquias será a responsável por negociar com as empresas.
O patrocínio, no entanto, será bem mais discreto do que se vê no futebol, especialmente no Brasil. As marcas ficarão limitadas a um espaço de 6,35 cm x 6,35 cm. Ele ficará alocado no lado esquerdo da camisa, na parte de frente. Será o lado oposto ao logotipo da Nike.
“O patrocínio nas camisas proporciona um engajamento ainda mais profundo com os parceiros, com a possibilidade de construirmos uma associação única com os times e esse investimento adicional vai ajudar a crescer o jogo de maneiras fantásticas”, afirmou Adam Silver, comissário da NBA, em nota.
Uma curiosidade é que o patrocínio não estará nas camisas de jogo à venda no varejo. Ainda assim, as franquias poderão produzir vestimentas com o logotipo da empresa.
A marca no uniforme da NBA já passou por um primeiro teste no ano passado, no All-Star Game. Na ocasião, a Kia fez aporte e esteve na camisa das equipes em quadra.