A NBA quer criar um fundo de investimento para comprar cotas de franquias da liga de basquete americana. Adam Silver, principal executivo da NBA, admitiu que a liga planeja formar uma empresa para comprar ações minoritárias das equipes e, assim, valorizar o próprio produto no longo prazo.
O fundo de investimento poderia estar em operação já na temporada 2020/2021, segundo Silver, e permitiria que os investidores fossem acionistas minoritários de várias franquias ao mesmo tempo. A NBA vê nesse projeto uma forma de elevar o interesse das pessoas em se tornarem investidores dos times.
Foto: Reprodução
A ideia é que acionistas minoritários, que não possuem controle sobre a gestão da equipe, consigam fazer dinheiro com a venda de suas participações para o fundo. Isso pode levar mais gente a querer investir e depois revender a participação, o que ajudaria a capitalizar as equipes e dar mais retorno a quem investe, levando a uma onda de investimentos.
“Isso também cria novas oportunidades para quem quer investir em esportes e não apenas por uma razão financeira”, acrescentou Silver, em evento do Sports Business Journal realizado nos Estados Unidos. Segundo o comissário, as motivações transcendem a questão financeira, já que o acionista também consegue “prestígio” e a possibilidade de “se envolver diretamente na NBA” ao fazer parte de uma franquia.
A proposta será discutida na próxima reunião de proprietários que será realizada em abril. De acordo com Silver, porém, ela já recebeu apoio de Mark Wan, investidor do Boston Celtics.