Na abertura da temporada 2017/2018, a NBA anunciou a renovação de seu contrato de patrocínio com a Kia Motors. A duração e os novos valores da parceria não foram divulgados, mas sabe-se que a empresa sul-coreana do setor automobilístico continuará apoiando a NBA, a WNBA e também a G League, liga de desenvolvimento da NBA.
De acordo com a imprensa norte-americana, o novo contrato inclui um maior envolvimento da Kia no Draft. Além disso, a empresa continuará nomeando o MVP da temporada, assim como o melhor jogador de defesa, o melhor sexto homem e o melhor calouro.
Para fechar, os sul-coreanos ainda anunciaram que possuem patrocínios em 11 das 30 franquias da NBA, incluindo as duas de maior sucesso nos últimos anos, Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, e uma das mais tradicionais, o New York Knicks.
Só que a NBA não parou por aí. A principal liga de basquete do mundo aproveitou a semana de estreia de sua nova temporada para anunciar a renovação também de outros patrocínios menores, entre eles Gatorade, American Express, AutoTrader, SAP e Kaiser Permanente. Já a rede de fast-food de culinária mexicana Taco Bell não chegou a um acordo e não renovou.
Para os fãs da liga, também há novidades. A NBA quer continuar melhorando em termos de tecnologia e, para se conectar ainda mais com os torcedores, lançou um aplicativo de realidade aumentada. Qualquer fã, em qualquer parte do mundo, poderá gravar um vídeo de 30 segundos jogando basquete e terá uma surpresa: a câmera vai transformar o local em que o jogador está em uma quadra da NBA.
No Brasil, a Vivo anunciou no início do mês que transmitirá jogos da NBA em realidade virtual. O fã de basquete que for assinante premium do serviço NBA, aplicativo lançado com exclusividade pela marca em abril, e tiver um smartphone Android, poderá assistir a jogos da principal liga de basquete do mundo como se estivesse dentro do ginásio, graças à tecnologia de realidade virtual (VR).
De acordo com a Vivo, para assistir aos jogos utilizando a nova tecnologia, é necessário instalar o aplicativo da NextVR, disponível apenas para dispositivos Android. O cliente também precisa ter um óculos de realidade virtual que seja compatível com o smartphone. O login e a senha são os mesmos utilizados no aplicativo NBA.
A novidade já está disponível para os assinantes do pacote premium NBA, que garante acesso completo ao NBA League Pass. Além dos jogos transmitidos em VR (27 ao todo, um por semana), o pacote premium engloba todas as partidas da temporada. O cliente Vivo poderá assistir a mais de 1.200 jogos, entre temporada regular, playoffs e finais, além dos eventos do All-Star Weekend (fim de semana do All-Star Game). Além das 27 partidas, os melhores momentos dos jogos também poderão ser assistidos com o recurso da realidade virtual.