Negócios levam Copa Petrobras a SP

Começou em São Paulo, no último fim de semana, a etapa brasileira da Copa Petrobras de tênis em 2009. O torneio possui edições anuais no Brasil desde a criação, em 2004, mas só neste ano migrou para a capital paulista. E se existe uma razão primordial para isso, trata-se do potencial de negócios da cidade. ?Nós já havíamos feito quatro etapas em Aracaju [a outra aconteceu em Belo Horizonte], mas lá era mais difícil. A arena estava sempre lotada, mas comercialmente havia pouca divulgação. O [argentino Juan Martin] Del Potro disputou dois anos, mas ninguém ficou sabendo?, contou Antonio Torello, diretor da Copa Petrobras. A demonstração mais clara do quanto a Copa Petrobras visou uma ampliação em seu potencial de negócios quando mudou para São Paulo é a quantidade de apoiadores. Enquanto as etapas de Aracaju contavam apenas com permutas ou pequenos aportes de empresas locais, a edição que começou no último sábado fechou com marcas como Babolat, Kia, Trousseau, JHS e Gillette. Outro fator importante a ser considerado na mudança para São Paulo é a possibilidade de fazer negócios. As empresas não fecharam com a Petrobras apenas pelo potencial de mídia do torneio, mas porque a arena servirá como foco de ações de relacionamento com clientes e fornecedores. ?Toda ação de patrocínio é permeada por diversas ferramentas de ativação que completam a exposição de marca. Aqui nós poderemos trabalhar relacionamento com investidores, mas também teremos ações sociais. Haverá uma clínica de tênis em São Paulo?, exemplificou Thiago da Luz, gestor de projetos da gerência de patrocínios esportivos da Petrobras. No total, a empresa petrolífera investe R$ 6,5 milhões no torneio de tênis. O calendário de 2009 já teve etapas em cinco países da América do Sul (Paraguai, Uruguai, Argentina, Colômbia e Chile), e essa passagem por várias regiões diferentes faz parte de um plano de internacionalização de marca da Petrobras. ?É um trabalho importante para a marca internacionalmente. Neste momento, estamos entrando no mercado do Chile. A Copa Petrobras no país ajuda a consolidar a marca?, afirmou Da Luz.

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