Pense em uma máquina de refrigerantes da Coca-Cola, porém verde e amarela e repleta de camisas da seleção brasileira para a venda. É assim que vão funcionar máquinas de rua desenvolvidas pela Netshoes que serão instaladas em vários pontos de São Paulo para atender a torcedores brasileiros e estrangeiros durante a Copa do Mundo que está prestes a começar.
A ideia é que, depois do evento, a “sport machine” venda todo tipo de material esportivo, mas a camisa da seleção foi escolhida para o lançamento. Será um braço offline da empresa. As camisas sairão em um cilindro com o logo da campanha “Brasil, viva o futebol como nunca”.
O ator e humorista Rafael Cortez foi contratado para ser embaixador da iniciativa. Ele aparece em vídeos exibidos pela máquina para explicar como ela funciona. O único problema é que ouvir todas as falas dele leva em média cinco minutos. Se houver muita demanda, como é previsível que haja, e todos quiserem assistir às explicações, prepare-se para encarar longas filas.
Para aumentar a eficácia da máquina, a Netshoes a desenvolveu também na língua inglesa, pensando em turistas, e adaptada para deficientes auditivos. “Investimos em uma experiência similar à da loja virtual, permitindo que o cliente tenha uma visão do produto em alta resolução e possa girá-lo em 360 graus por meio da tela touch screen”, disse Juliano Tubino, CMO da empresa de comércio eletrônico, em um comunicado oficial.