* Atualizado às 12h04
O jogador Neymar já começou a sentir as consequências da sua súbita mudança de imagem, ocorrida após as seguidas confusões em que o jovem atacante se envolveu nas últimas semanas. Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o lançamento do seu site pessoal, marcado para a próxima segunda-feira, foi adiado para que o atual momento vivido não atrapalhe.
Nos últimos jogos, Neymar foi acusado de se dizer “milionário” para adversários, provocou confusão entre atletas e ainda proferiu palavrões para companheiros e para o técnico Dorival Júnior. O comandante foi demitido após insistir no afastamento do jogador, o que piorou ainda mais a crise.
O estafe do atacante santista mantém a esperança de lançar o site oficial do jogador em 15 dias, quando esperam que a crise já esteja amenizada. Para isso, Neymar já pediu desculpas públicas e, na última quarta-feira, mudou seu comportamento no clássico contra o Corinthians: sofreu faltas, não reclamou e não falou com a imprensa.
Na quarta-feira, Neymar chegou a dizer em campo que falaria apenas na coletiva de imprensa, o que não foi liberado pela diretoria santista.
Além do site pessoal, Neymar vê empresas hesitarem na aposta em sua imagem. As negociações para novos patrocinadores, como está previsto em seu novo contrato, foram encostadas durante a crise do jogador. No momento, Neymar conta apenas com o apoio da Panasonic.
Segundo o blog do jornalista Ricardo Perrone no portal “UOL”, essa situação já virou um problema para o Santos. O clube acertou com Neymar, quando o jogador rechaçou oferta do Chelsea, um modelo de remuneração variável. O salário do atacante passaria a ser condicionado a seu desempenho em campo e no aspecto comercial.
Em campo, além das confusões, Neymar foi preterido na convocação que o técnico Mano Menezes realizou para a seleção brasileira nesta quinta-feira. Fora das quatro linhas, o jogador ainda não conseguiu movimentar empresas em torno de sua imagem.
Ainda de acordo com o blog, essa situação foi um dos motivos para a queda de Dorival. Com a punição e o afastamento, o treinador atrelou a Neymar uma imagem de garoto-problema que é ruim para patrocinadores. A diretoria, que já precisou tirar R$ 1 milhão de seus cofres para pagar o atacante, ficou com medo que essa pecha pespegasse no camisa 11.