A Panasonic ativou seu patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em campanha global usando Neymar, um de seus principais embaixadores internacionais.
Nos dois filmes, falados em espanhol, com versão de legendas em inglês, a empresa escala o brasileiro para enfrentar desafios diferentes. No primeiro deles, Neymar ganha aula rápida e joga uma partida de duplas de badminton.
O jogador erra alguns lances fáceis, como deixar cair a peteca em um saque. Mas, aos poucos, começa a assimilar a técnica. “Cansa muito. Mais que futebol”, confessa, às risadas.
No outro vídeo, o desafio é paralímpico. Neymar disputa lances de futebol para deficientes visuais. Para isso, o craque é vendado e joga com uma bola com guizos, que fazem barulho e servem de guia aos jogadores.
Como atacante, o jogador é um desastre, perde a bola e não acerta o gol em sua única conclusão. Na defesa, o desempenho é ainda pior, e o brasileiro não evita que seu goleiro leve um gol.
“Sou mais um fã de vocês. Que experiência boa passei com vocês. Muito obrigado”, afirma Neymar para seus colegas de jogo, após a partida.
Ambos os anúncios procuram passar uma imagem de espontaneidade nas reações do atleta. A mensagem da companhia é: “Novos desafios abrem novos mundos.” O comercial é finalizado com outro slogan: “Viva seu sonho. Mude o mundo.”
A empresa japonesa de produtos eletrônicos é uma das mais antigas patrocinadoras de Neymar. A multinacional assinou com o jogador em 2010. No ano seguinte, o contrato foi renovado, e Neymar passou a integrar a lista de embaixadores globais da marca.
O compromisso entre o jogador e a Panasonic foi renovado em 2013 em um contrato que vence só no ano que vem. Na época, a companhia já pensava em utilizar a imagem do jogador para a promoção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, em agosto e setembro.