Neymar segue batendo recordes no mercado de marketing esportivo no Brasil. Além de contar atualmente com 11 patrocinadores pessoais, o atacante do Santos agora alcançou uma nova marca: é representado por duas empresas de gerenciamento de imagem.
Nesta tarde a IMX, agência de marketing esportivo que tem Eike Batista e o grupo IMG como sócios, anunciou a entrada de Neymar para a lista da IMX Talents, braço da empresa que é responsável pelo gerenciamento de imagem de grandes atletas.
O acordo, porém, não inviabiliza o outro que já existe entre Wagner Ribeiro, empresário do atleta, e a agência 9ine, fruto da união do ex-jogador Ronaldo e o grupo publicitário WPP. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o estafe de Neymar entrou em contato com os executivos da 9ine antes mesmo de o comunicado anunciando o acordo com a IMX ser distribuído à imprensa.
Na conversa, a 9ine foi comunicada de que era interesse de Neymar manter a parceria com a agência. O jogador tem, atualmente, contrato de gerenciamento de imagem cedido ao Santos. A 9ine atua como uma espécie de captadora de negócios para o santista. Dessa parceria saíram os contratos, por exemplo, com Ambev, Claro, Heliar e o laboratório farmacêutico GSK.
No comunicado distribuído à imprensa, a IMX afirma que Neymar passa a fazer parte do time de “Melhores do Mundo” da agência, categoria destinada a atletas em destaque no cenário atual, junto com Maureen Maggi e Torben Grael.
“Temos orgulho em apoiar ídolos como Neymar Jr! Com a IMX Talent vamos desenvolver a carreira de alguns dos maiores ícones do esporte no Brasil e descobrir novos talentos”, afirmou no comunicado Eike Batista, sócio da IMX.
A empresa, porém, afirma que se junta às demais que já trabalham com o jogador. Segundo a vice-presidente da IMX Talents, Cecilia Yoshizawa, a união tem como “objetivo somar à equipe que já realiza um trabalho fantástico com o Neymar Jr., contribuindo para uma carreira e pós carreira longeva e feliz”.
Em respostas enviadas por email à Máquina do Esporte, a IMX afirma que trabalhará no planejamento de carreira de Neymar, algo que a 9ine acaba não fazendo com o atleta.
“O principal papel da IMX Talent é contribuir no planejamento estratégico da carreira e pós-carreira do jogador, além de buscar negócios sinérgicos”, disse a empresa na mensagem.
* Colaborou Daniel Zalaf