Neymar obtém título inédito para futebol olímpico do Brasil

Brasileiros comemoram no pódio o ouro inédito no futebol

A seleção brasileira comemorou o ouro inédito no futebol olímpico, mas quem mais contabilizou dividendos foi Neymar, que desabafou após a conquista.

“Essa [medalha de ouro] é uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida. Agora eles [críticos] vão ter que me engolir”, afirmou o jogador, lembrando frase famosa do técnico Zagallo, após ganhar a Copa América de 1997.

Brasil e Alemanha entraram em campo para decidir o ouro no Maracanã em uma situação incomum para as duas seleções mais bem-sucedidas no mundo da bola. Ambas nunca haviam conquistado o ouro olímpico no futebol masculino. Os europeus, porém, tinham sido campeões em Montréal-1976 como Alemanha Oriental. E, no feminino, já haviam atingido o primeiro ouro justamente no Rio com a vitória sobre a Suécia por 2 a 1.

Palco ideal para Neymar fazer as pazes com a torcida após sequência de jogos ruins pela seleção brasileira nas eliminatórias do Mundial de 2018 e do fiasco com a equipe nacional na Copa de 2014, mesmo não estando em campo no fatídico 7 a 1 do Mineirão.

Neste sábado (dia 20), Neymar se consolidou como peça fundamental da equipe. Foi dele o gol de falta que abriu o placar para o Brasil, ainda no primeiro tempo. Com o empate da Alemanha, após falha de marcação da defesa brasileira, Neymar ensaiou passos para se tornar vilão. Excessivamente individualista, errou alguns ataques em que poderia ter dado o passe para algum companheiro.

Na prorrogação, também não se destacou. As melhores chances da seleção caíam no pé de Felipe Anderson, que invariavelmente paravam nas mãos do goleiro Horn.

As cobranças de pênalti foram emocionantes. Até a quarta série, todos os jogadores marcaram, embora o goleiro Weverton tenha mostrado um feeling superior e ficado mais próximo de fazer uma defesa.

E ela veio na quinta cobrança, feita pelo atacante Petersen, que tinha entrado no segundo tempo. A responsabilidade para a conquista ficou então nos pés de Neymar, que não desperdiçou.

“Não sei dizer o que estou sentindo. Realizei um sonho e ter completado isso no Brasil me deixa ainda mais feliz”, destacou.

Sair da versão mobile