A NFL deu mais um passo para se aproximar do mercado brasileiro. Modalidade que vem caindo no gosto do público brasileiro, o futebol americano poderá realizar, em algum espaço relativamente curto de tempo um jogo em solo nacional.
A ideia faz parte do novo plano estratégico adotado pela liga: a expansão internacional do esporte e, consquentemente, da marca NFL.
Na segunda-feira, a NFL e a Visa anuncairam a renovação, até 2020, do patrocínio da temporada do futebol americano. Mais do que manter a longevidade da parceria (que já dura 20 anos), o novo acordo representa um reforço para os planos de expansão da liga.
Pela primeira vez a Visa terá direito de explorar o acordo com a NFL por todo o mundo. A ideia é fazer com que a parceria ajude a promover os negócios da empresa de cartões de créditos e, também, a expandir o alcance da NFL.
“Com a NFL, temos algo para conversar com nossos clientes ao longo de todo ano. Ela é um complemento ao que já temos com Copa do Mundo e Olimpíadas”, disse Ricardo Fort, vice-presidente de patrocínios da Visa, à Máquina do Esporte.
Fort esteve no Brasil durante esta semana para falar sobre a estratégia que poderá ser adotada pela equipe de marketing local da Visa para explorar esse novo acordo com a NFL. As primeiras ações de ativação só devem aparecer em dois ou três meses, quando a liga inicia o retorno a suas atividades.
“Não devemos fugir muito do que já é feito com nossas outras propriedades, mas a NFL é algo que vem crescendo muito em interesse no Brasil e para nós é um bom ativo a trabalhar”.
Isso pode significar que mais torcedores brasileiros terão acesso ao evento, com a realização de promoções atrelando o uso de cartão de crédito da Visa com sorteio de pacotes para acompanhar uma partida da NFL nos Estados Unidos.
O executivo compara a situação vivida pela Visa na NFL com aquela que a Heineken vivenciou no patrocínio à Liga dos Campeões da Uefa, há alguns anos: “A Heineken pegou carona na expansão internacional da Uefa, pretendemos conseguir algo similar agora, com essa busca da NFL pelo exterior”, afirmou.
Além da liga, a Visa apoia 12 times que disputam a temporada. Antes, a marca não podia fazer ações com as equipes no país, algo que pode passar a ocorrer com mais frequência.
A NFL já realiza alguns jogos em Londres. A ideia, para os próximos anos, é levar partidas amistosas a outros países.