Nas redes sociais, Nike é mais citada, mas Adidas tem mais menções positivas

A disputa entre Nike e Adidas ganhou força com a Copa do Mundo: ambas lançaram comerciais com seus maiores astros do futebol, brigam pela disputa da artilharia das chuteiras e estão presentes nos uniformes das principais seleções que participam do torneio. E nas redes sociais, quem será que vence a disputa? Uma pesquisa realizada pela R18 com a ajuda da ferramenta Airstrip pode ajudar a responder. Entre os dias 5 e 29 de junho, 204.795 usuário foram monitorados no Twitter, Facebook e Instagram. O objetivo: saber quantas vezes eram mencionados, em posts escritos em português, os nomes das principais marcas de fabricantes de materiais esportivos. E deu Nike.

Dos 294.199 posts produzidos pelos internautas, 95.401 citavam a marca americana. Em segundo lugar, aparece a Adidas com 65.475 publicações, seguida da Puma, que obteve 31.175. Porém, quando se analisa apenas os posts com sentimentos identificados, o resultado se inverte: A Adidas fica na frente, com 79% de opiniões positivas, contra 74% da Nike. Proporcionalmente, a Puma é a campeã: foram 84% de comentários positivos.

Quando o assunto são os produtos produzidos pelas marcas, a camisa do craque português Cristiano Ronaldo foi a mais comentada em relação à Nike. Da adidas, a campeã de citações da Adidas foi o uniforme da seleção alemã. Já a Puma teve o controverso uniforme do Uruguai como produto mais postado por internautas. A estimativa é que cerca de 270,7 milhões de usuários foram atingidos pelos posts (soma de comentários e compartilhamentos).

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