Nike cresce 6%, mas está longe de atingir meta para 2020

Loja da Nike em Nova York

A Nike divulgou seu balanço para o ano fiscal que foi de junho de 2016 a maio de 2017 com um no faturamento, que chegou a US$ 34,45 bilhões. O número representa um crescimento de 6% em relação ao balanço anterior.

O lucro da multinacional de material esportivo chegou a US$ 4,24 bilhões ou 13% a mais do que no ano anterior. O número também representou um crescimento de 16% nos dividendos por ação.

Apesar do crescimento, a Nike ainda está longe da meta estabelecida para 2020, que é o de arrecadar U$ 50 bilhões. Uma das estratégias para incrementar os negócios é o aumento nas vendas online.

Recentemente, a empresa apresentou uma parceria com a Amazon, após passar vários anos se engando a vender seus produtos na maior plataforma de comércio eletrônico do mundo. A ideia da Nike é, com o acordo, combater as falsificações de seus produtos.

“A Nike continua obtendo lucro a curto prazo, com um entorno dinâmico e com bases sólidas para o futuro crescimento”, afirmou Marke Perker, executivo da empresa.

“Através de nossa ofensiva direta ao consumidor, estamos pondo mais esforços para criar oportunidades para o próximo ano fiscal em nossas principais cidades do mundo”, acrescentou.

Entre os territórios onde a Nike apresentou melhores números estão China e Japão. No gigante asiático, a empresa faturou US$ 4,237 bilhões, com aumento de 12%. Já no mercado japonês, a marca conseguiu US$ 1,014 bilhão ou 17% de crescimento.

Na Europa Ocidental, a Nike aumentou em 6% as vendas, atingindo US$ 6,211 bilhões. O leste europeu vendeu US$ 1,487 bilhão, com acréscimo de 4% em relação ao ano fiscal anterior.

A América do Norte segue sendo o principal mercado da Nike. Na região, houve arrecadação de US$ 15,216 bilhões, mas o crescimento foi de apenas 3%. Nos mercados emergentes, entre os quais o Brasil está incluído, o aumento foi de 8%, com os negócios atingindo US$ 3,995 bilhões.

Por segmentos, a moda esportiva foi a área com maior crescimento (14%) e a que arrecadou mais (US$ 8,587 bilhões). O running cresceu apenas 5%, atingindo US$ 5,278 bilhões.

Sair da versão mobile