A melhora do desempenho da Nike se deve a alguns fatores: na goleada de 4 a 2 que a Argélia aplicou sobre a Coreia do Sul, três argelinos usavam chuteiras da marca. O equatoriano Enner Valencia, também jogador da Nike, marcou os dois gols do Equador na vitória da equipe sobre o time de Honduras, atingindo a marca de três gols e se colocando entre os artilheiros da competição. A Nike também contou com a ajuda dos alemães Klose e Götze.
Para a Adidas, dessa vez a história foi um pouco diferente. Alguns dos principais goleadores da marca, até balançaram as redes. Robben e Van Persie marcaram umz ves cada um na vitória da Holanda sobre a Austrália por 3 a 2, e Luis Suárez fez dois gols na suada vitória do Uruguai sobre a Inglaterra por 2 a 1. Mas não foi o suficiente para que o desempenho da marca alemã ficasse acima da concorrente americana.
A Puma também teve um crescimento de 100%. Passou de três gols na 1ª rodada para seis na segunda. As outras marcas a balançarem as redes, Warrior e Mizuno mantiveram-se com três e dois gols, respectivamente.