Camisas de futebol têm um certo padrão de data para serem lançadas. O início da temporada, seja ela a brasileira ou a europeia, costuma servir de referência para que fornecedores de material esportivo anunciem novos modelos. No fim deste ano, no entanto, duas marcas resolveram sair do que normalmente é feito: Nike com o Corinthians e a Umbro com o Grêmio.
Ambas lançaram novos uniformes na última semana. A Nike apresentou a nova camisa II do Corinthians, que até então era preterida pela terceira vestimenta, na cor laranja. Já a Umbro apostou em uma camisa 4, inteira preta, para o time do Rio Grande do Sul.
Procuradas pela Máquina do Esporte, somente a Nike quis se pronunciar sobre a escolha da data. A marca chamou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2015 do Corinthians de “histórica”, o que justificaria o lançamento pouco usual.
“A intenção do lançamento da nova camisa no fim do ano era reforçar a energia da torcida corintiana em meio à expectativa da conquista de um título tão importante como o hexacampeonato brasileiro”, afirmou em nota.
A Umbro não respondeu à reportagem, mas a estratégia da empresa teve uma semelhança com a da Nike: foi cercada de uma justificativa publicitária. Para anunciar uma camisa que foge das tradições gremistas, a companhia lançou um modelo retrô em paralelo. A outra camisa, que não será usada em jogos, faz referência ao time de 1956, o primeiro a ser campeão no antigo estádio Olímpicos.
A Nike, por sua vez, exibiu a nova camisa do Corinthians logo após o título brasileiro. Na internet, fez campanha com o mote “Fala pouco, joga muito”, com jogadores do time.