No último domingo (24), a Nike apresentou o uniforme responsável por vestir a seleção brasileira de futebol na próxima edição da Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil, em 2014. Embora não pareça, foram muitas as modificações em relação ao modelo anterior.
A fornecedora de material esportivo da equipe nacional, contudo, tratou de explicar todas as mudanças. Principal alteração, a gola polo verde foi substituída por uma gola em “Y”. “Quando conversamos com os jogadores, uma das questões principais era o desejo de manter a gola aberta”, justificou Martin Lotti, vice-presidente diretor criativo da Nike.
“Queríamos criar uma fusão do alto brilhantismo do futebol com a cultura brasileira, sendo fiéis ao que o uniforme da seleção representa. O design final elimina exageros e reproduz um estilo simples e despojado, da forma como o brasileiro gosta de se vestir”, acrescentou.
As variações, porém, não se restringiram à gola: os punhos verdes, por exemplo, se tornaram mais finos. Além disso, o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), bordado no peito direito, teve seu tamanho ampliado e, abaixo dele, o termo Brasil foi retirado.
Na parte interna, a roupa mantém a inscrição Nascido para jogar futebol, mas traz agora um canário, mascote do time, desenhado pelo designer Bruno Big. Novidade também é a fonte de números e letras dos jogadores, inspirada em placas e pôsteres de ruas brasileiras.
O uniforme ainda é o mais leve e sustentável já criado. Produzido a partir de 18 garrafas PET, o conjunto completo é 16% mais leve que o anterior, sendo que o calção é feito 100% de poliéster reciclado, a camisa, 96% (além de 4% de algodão org”nico), e os meiões, 78%.