A Nike manteve o viés de crescimento no primeiro semestre deste ano. Segundo números divulgados pela companhia, a marca teve um aumento de 7% no faturamento, alcançando US$ 17,241 bilhões no primeiro semestre deste ano. O lucro subiu 6% e chegou a US$ 2,091 bilhões.
“A capacidade da Nike de atacar as oportunidades que aparecem a curto e longo prazo é o que nos diferencia”, afirmou Mark Parker, presidente da Nike, que investiu US$ 1,803 bilhão para fomentar as vendas (aumento de 13%).
A Ásia segue sendo o mercado com maior crescimento, com aumento de 26% no Japão (US$ 483 milhões) e 14% na China (US$ 2,072 bilhões). O principal mercado, porém, continua sendo os Estados Unidos, onde houve crescimento de 5% e faturamento de US$ 7,681 bilhões, em que pese o avanço de concorrentes como Under Armour e New Balance.
Na Europa ocidental, onde a maior rival é a Adidas, houve arrecadação de US$ 3,148 bilhões ou 7% de aumento. Já no leste e centro europeu, o crescimento foi de 6% e o faturamento chegou a US$ 768 milhões.
Nos mercados emergentes, entre os quais está o Brasil, houve aumento de apenas 2% e arrecadação de US$ 1,992 bilhão.