Nike perde recurso sobre publicidade irregular no Twitter

A Nike sofreu nesta semana uma derrota judicial que pode influenciar o comportamento global da companhia em redes sociais. No Reino Unido, a marca de material esportivo perdeu recurso sobre o uso irregular do perfil que o atacante Wayne Rooney mantém no Twitter.

A polêmica começou no dia 1º de janeiro deste ano. Rooney publicou no serviço de microblogs a seguinte mensagem: “My resolution – to start the year as a champion, and finish it as a champion… #makeitcount gonike.me∕makeitcount” (“Minha resolução – começar o ano como um campeão e terminar como um campeão”, em tradução livre).

A Adversiting Standards Authority (ASA), entidade que regula a publicidade no Reino Unido, proibiu a Nike de usar esse tipo de mensagem. Segundo o órgão, não estava claro no tweet de Rooney que aquela era uma mensagem publicitária.

“Make it count” é o slogan de uma campanha lançada recentemente pela Nike. A despeito de Rooney ter usado a frase, a ASA considerou que esse modelo não é legal.

A Nike recorreu da decisão. Segundo o site “Marketing Directo”, contudo, a ASA manteve a decisão inicial e vetou o tipo de postagem de Rooney.

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