Nike substituirá Olympikus no COB-2016, diz blog

Nike já é fornecedora do basquete brasileiro

Nike já é fornecedora do basquete brasileiro

A Nike será a nova fornecedora de material esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Segundo o blog do jornalista Vinícius Dônola, a empresa fechou com a entidade um contrato para substituir a Olympikus até os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

Ainda não houve nenhum anúncio oficial das empresas ou do COB. De acordo com o blog, contudo, a Nike já vai vestir os atletas Eliza Nobre e Tobias Macedo, que vão disputar na próxima sexta-feira os Jogos Olímpicos de inverno da juventude em Innsbruck (Áustria).

A Nike também assumiria a produção de material esportivo para a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de 2012, que serão em Londres, e todos os eventos oficiais do COB até o Rio-2016.

A negociação tem relação direta com uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI), que exige dos países-sede de Jogos Olímpicos uma revisão de contratos de patrocínio seis anos antes dos eventos.

Em agosto do ano passado, o COB e o comitê organizador local do Rio-2016 chegou a iniciar uma licitação para o material esportivo do evento e da equipe nacional. A ideia era finalizar a escolha após os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

Em novembro, sem que um vencedor fosse anunciado, o comitê organizador local decidiu alterar o processo de escolha e dividir o segmento de material esportivo em várias categorias (cerimônias de abertura e encerramento, vila olímpica, pódio e confederações que não tiverem patrocínios próprios, por exemplo).

O primeiro processo foi interrompido, e o comitê local passou a conversar diretamente com interessados na categoria de material esportivo. Houve uma série de entraves para licitação inicial, como exigências sobre o perfil das empresas e o valor mínimo exigido.

Como ainda não há detalhes, não é certa a quantidade de categorias que a Nike terá no time Brasil. Em Jogos Olímpicos, a marca de material esportivo é a única que tem autorização do COI para exposição no interior das arenas.

Sair da versão mobile