Nike tenta em circuito de Monza maratona sub2h

O circuito de Monza, que será usado no Breaking2

Dentro do projeto Breaking2, implementado pela Nike na tentativa de atingir o recorde mundial da maratona em menos de 2 horas, a marca de material esportivo já escolheu o local em que tentará a marca histórica: o autódromo de Monza, que abriga uma das etapas da Fórmula 1.

Três atletas patrocinados pela empresa foram escalados para tentar a proeza: o queniano Eliud Kipchoge, o etíope Lelisa Desisa e o eritreu Zersenay Tadese.

Para a escolha do local, a Nike levou em consideração um conjunto de fatores, como altitude, temperatura e pressão do vapor. A ideia é otimizar ao máximo as condições para os seus atletas. Na avaliação dos técnicos da marca, o autódromo de Monza, com uma pista de 2,4 km é o terreno ideal para isso.

A temperatura oscila em torno de 12 graus Celsius e a pressão do vapor é menor do que 12mmHg. Além disso, o céu normalmente está nublado, minimizando a carga de calor sobre os corredores. As correntes de ar não apresentam mudanças de direção drásticas graças ao fato de o percurso estar situado longe da costa e em região arborizada.

Outros fatores levados em conta foram o asfalto que garante excelente consistência sobre os pés e a ausência de grandes aclives e declives na pista. A data da tentativa não foi divulgada. 

Sair da versão mobile