O negócio já estava fechado desde outubro de 2010, mas a Nike oficializou apenas nesta terça-feira um acordo com a liga profissional de futebol americano (NFL). Em evento realizado nos Estados Unidos, a empresa de material esportivo usou atletas patrocinados para apresentar os novos uniformes que serão usados pelas equipes do torneio.
A partir da próxima temporada, a Nike substituirá a Reebok como fornecedora exclusiva de material esportivo da NFL. Segundo análise feita pelo Citigroup Inc., a liga respondia por US$ 350 milhões dos US$ 565 milhões que a antiga parceira faturava nos Estados Unidos.
O valor do aporte da Nike à NFL não é divulgado oficialmente. Contudo, a mídia dos Estados Unidos especula que o investimento fique em torno de US$ 1,1 bilhão por cinco anos de contrato.
“A NFL tem a satisfação de trabalhar com a Nike. Esse relacionamento mantém o nosso compromisso de proporcionar aos fãs do mundo todo a melhor experiência esportiva e de entretenimento. Estamos ansiosos para ver a empolgação e a inovação que a Nike trará para os nossos jogos”, comentou Roger Goodell, comissário da NFL, no evento desta terça-feira.
Jogadores como Victor Cruz, Ndamukong Suh, Larry Fitzgerald, Brian Urlacher, Ben Roethlisberger, Champ Bailey e Ray Rice foram alguns dos atletas usados pela Nike para divulgar o desenho dos novos uniformes. As equipes fizeram opções diferentes quanto à quantidade de mudanças no layout.
“Trabalhamos em estreita colaboração com as equipes, ouvindo suas necessidades e oferecendo as melhores opções para servir aqueles atletas”, disse Todd van Horne, diretor de design da Nike para futebol americano.
Além de uniformes de jogo, a Nike fará linha casual e de treinos para todas as equipes da NFL. A venda dessas coleções será iniciada no dia 15 de abril.