A Nissan disputará a Fórmula E a partir de 2018. A ideia da montadora japonesa é contar com a visibilidade cada vez maior da modalidade como uma plataforma global para divulgar a mensagem “Nissan Intelligent Mobility”, estratégia da empresa para redefinir a forma como os veículos são impulsionados e integrados na sociedade.
Lançada em 2014, a Fórmula E é um campeonato mundial da FIA em que equipes e fabricantes competem com veículos com powertrain elétricos, em circuitos de rua desenhados em grandes centros urbanos de todo o mundo, como Nova York, Paris, Berlim e Hong Kong.
“Como a expressão máxima da emoção da aceleração instantânea e do manejo ágil é o cerne da condução zero de emissão da Nissan, vamos eletrificar o campeonato de Fórmula E. A Nissan será a primeira marca japonesa a entrar neste campeonato em crescimento, trazendo a nossa longa história de sucesso no automobilismo para a Fórmula E”, afirmou Daniele Schillaci, vice-presidente executivo de marketing e vendas globais, veículos de emissão zero e negócios de bateria, e também CEO do comitê de gerenciamento para o Japão, Ásia e Oceania.
A quarta temporada da modalidade começará em dezembro e irá até julho de 2018. Entre as montadoras, participarão a alemã Audi, a britânica Jaguar e a francesa Renault.
A Nissan, que será a primeira japonesa, entrará na quinta temporada, prevista para começar no segundo semestre de 2018, quando o campeonato terá a introdução de novas especificações de chassi e bateria. A empresa vai trabalhar com sua parceira Renault para alavancar conhecimentos e desenvolvimentos já disponíveis, tudo de acordo com o foco da parceria colaborativa da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
“Ter uma marca como a Nissan conosco é um momento muito importante para a categoria. Não só é bom receber um novo fabricante na família da Fórmula E, mas também é ótimo ver nossa primeira marca japonesa na categoria, mostrando como é global a revolução elétrica. A mudança para a mobilidade sustentável está em marcha e não tem volta. Estou ansioso para ver o logotipo da Nissan nos carros”, disse Alejandro Agag, fundador e CEO da Fórmula E.
A Nissan é considerada uma das principais montadoras do mundo no que se refere a veículos elétricos produzidos em série com emissão zero de poluentes. A posição foi ainda mais consolidada no mês passado, com o lançamento do novo Nissan LEAF.
A segunda geração do modelo é 100% elétrica, como o primeiro, lançado em 2010, e possui uma tecnologia que abrange os primeiros passos da assistência avançada ao motorista. O primeiro LEAF teve cerca de 280 mil unidades vendidas em todo o mundo.
“O DNA da Nissan é rico em inovação na mobilidade elétrica, para não mencionar uma longa história de sucesso no automobilismo. Faz sentido que juntemos estes dois elementos ao competir na Fórmula E”, concluiu Schillaci.